Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Pais pedem aprovação de lei para que empresas liberem funcionários para cuidar de filhos doentes

há 10 anos

"Vem cuidar de mim” é o nome da campanha que os pais de Maria Luiza Sales de Melo, 4 anos, iniciaram há 15 dias. A menina foi diagnosticada com câncer e o casal se viu obrigado a perder dias de trabalho para acompanhar o tratamento da filha. A fisioterapeuta Leila Lira Melo e o funcionário público João Eduardo Melo descobriram que não há lei que assegure o direito aos trabalhadores celetistas, mas apenas a funcionários públicos. O casal pesquisou e descobriu que existe um projeto de lei no Congresso Nacional tratando sobre o assunto, mas que está parado, e decidiu iniciar a campanha para pressionar a votação e sensibilizar as empresas a liberar seus funcionários mesmo sem legislação vigente. Mesmo antes de ser aprovada, por causa da campanha do casal, a iniciativa já está ganhando o apelido de ‘Lei Maria Luíza’.

Essa campanha está sendo realizada em uma página do Facebook e também por meio de uma petição pública para coletar assinaturas para que possam ser enviadas ao Congresso Nacional. Até o início da tarde de ontem, 3.648 pessoas haviam assinado o documento. Além disso, João Eduardo Melo informou que vários abaixo-assinados foram espalhados em igrejas, órgãos públicos e empresas privadas da Capital, para que aumente o número de assinaturas e o projeto de lei 3011/2011, de autoria do deputado federal paraibano Aguinaldo Ribeiro, seja votado e possa beneficiar a todos, apesar de saber que, caso se torne lei, sua esposa não seja beneficiada. “Nosso objetivo é pressionar o Congresso a votar esse projeto de lei. Essa campanha é também para sensibilizar as empresas a permitirem que os funcionários-pais acompanhem os filhos com câncer ou doenças graves nos hospitais mesmo ainda sem a lei que assegure isso”, afirmou.

O pai de Maria Luiza contou que no dia 12 de maio deste ano a menina apresentava dores abdominais. “Eu e Leila (esposa) desconfiaram que poderia ser uma infecção urinária. Como ela trabalha na área de saúde, levou uma amostra da urina para exame e constatou que não era infecção”, contou. Foi nesse momento que os pais decidiram levar a menina para ser examinada pela pediatra. Ao examiná-la, a médica notou que havia um caroço na região e solicitou uma ultrassom que mostrou que o caroço tinha 8 centímetros e meio. Foi feita uma ressonância que mostrou que tinha 15 centímetros e era um tumor maligno rabdomiossarcama embrionário. Após ser diagnosticada com a doença, começou o corre-corre contra o tempo para buscar a cura da menina. De maio até agora, Maria Luiza passou três vezes pelo bloco cirúrgico. A primeira foi 11 dias após a descoberta, que seria a cirurgia para retirada total, mas foi impossível pelo tamanho. Em seguida foi necessário implantar um cateter duplo jota e por último, passou por uma biópsia da medula. Dos 60 dias de sofrimento dos pais e da menina, 14 foram na UTI. “Não tem como você não dizer: Por que com minha filha? É uma criança de 4 anos. Mas Deus tem um propósito. De repente é fazer essa campanha e ajudar muita gente. É uma missão e a gente vai cumprir isso com muita força e garra”, comentou João Eduardo.

“Sempre vi a dor dos outros”

Leila Lira Melo é fisioterapeuta da ala de adultos do Hospital Napoleão Laureano (HNL) e comentou que sempre viu a dor de pacientes com câncer. A mãe de Maria Luiza disse que preferia não visitar a ala infantil porque sabia que o sofrimento era bem maior. “Sempre vi a dor dos outros e me angustiava. Hoje a dor eu vivo vendo a minha filha sofrendo”, revelou. O pai da menina, João Eduardo, comentou que o acompanhamento dos pais é imprescindível no tratamento como provam pesquisas. “Aqui em casa a gente sempre cria brincadeiras para que ela se sinta feliz. É por isso que os pais são importantes no tratamento da criança”, comentou. Ele consegue se ausentar do trabalho por ser funcionário público, mas a esposa não. O Instituto Valfredo Guedes Pereira, do Hospital São Vicente de Paulo, onde Leila também trabalha, é a primeira instituição privada a aderir à campanha e permitir que os funcionários que tenham filhos doentes possam acompanhar no hospital.

Sistema Correio e personalidades apoiam campanha

Beatriz Ribeiro, presidente da Fundação Solidariedade, secretária-executiva do Nós Podemos Paraíba e diretora-executiva do Sistema Correio de Comunicação, confirmou o apoio e a participação do Sistema na campanha. Ela lembrou, inclusive, que João Eduardo Melo é secretário estadual adjunto de Mobilização do ‘Nós Podemos Paraíba’. Outras personalidades, como o jogador de futebol Hulk; o humorista Nairon Barreto (Zé Lezin) já manifestaram apoio à causa. O Zé Lezin fará um show beneficente no dia 19 de agosto, às 21h, no Espaço Cultural, na Capital. O cachê será revertido à causa de crianças com câncer como a Associação Donos do Amanhã. Além disso, o evento ajudará na divulgação da campanha que pede agilidade na votação do Projeto de Lei e a divulgação da proposta de inclusão na CLT da licença pelo INSS para cuidadores de crianças com câncer e outras doenças graves. A entrada é de R$ 30, preço promocional. O projeto de lei está parado na Câmara dos Deputados Federais desde maio de 2012. Não há data para entrar em pauta e caso o deputado solicitando não seja eleito, todos os seus projetos, inclusive esse, serão arquivados.

Pais pedem aprovao de lei para que empresas liberem funcionrios para cuidar de filhos doentes


Fonte: Portal Correio http://http//portalcorreio.uol.com.br/noticias/cidades/cidadania/2014/07/26/NWS,243775,4,96,NOTICIAS,2190-PAIS-PEDEM-APROVACAO-LEI-EMPRESAS-LIBEREM-FUNCIONARIOS-CUIDAR-FILHO-DOENTE.aspx

  • Sobre o autorAdvogado atuando em vários Estados da Federação
  • Publicações73
  • Seguidores399
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações451
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pais-pedem-aprovacao-de-lei-para-que-empresas-liberem-funcionarios-para-cuidar-de-filhos-doentes/129535413

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

http://www.tjdft.jus.br/institucional/imprensa/noticias/2013/abril/tjdft-garanteaservidora-do-gdf-licenca-para-acompanhar-pai-doente continuar lendo